Metodologia

A abordagem do modelo High / Scope:

Esta metodologia de ensino tem como princípios básicos:

A aprendizagem pela acção;
As interacções positivas adulto/criança;
Um ambiente de aprendizagem agradável para a criança;
Uma rotina diária consistente;
Uma avaliação diária da criança baseada no trabalho de equipa.

Esta abordagem promove:
O pensamento independente;
A aprendizagem activa;
Uma atitude pró-activa;
Uma imaginação inquisidora e activa.

Para todo este processo é indispensável um espaço organizado, recheado de materiais adequados e que estes estejam organizados de forma visível e acessível à criança, de modo a valorizar a experimentação, reflexão, autonomia e cooperação.

Neste sentido o nosso espaço será pensado, desenhado e construído, e os materiais seleccionados, com o objectivo de promover a aprendizagem activa.

Este modelo tem subjacente, componentes fundamentais que passam por proporcionar à criança quer um ambiente físico estimulante para trabalhar e brincar, quer uma rotina diária consistente que comporte o processo de planear, fazer e rever, interacções positivas entre adulto e criança e ainda a avaliação diária da criança baseada no trabalho de equipa.

Interacção Adulto/Criança
Somos da opinião que o adulto deve ter um relacionamento com as crianças não de autoritarismo, mas de companheirismo e amizade. Devem auxiliar as crianças nas suas actividades, levando-as a aproveitar bem as suas próprias capacidades e a encontrar as soluções para os seus problemas.

Ao invés de punir, castigar ou isolar, os adultos têm como missão contribuir para que as crianças comecem desde cedo a perceber e a discutir as situações. Nesta linha de ideias, facilmente os conflitos vão ser entendidos como oportunidades que paulatinamente vão ajudá-las a desenvolver a sua socialização e a reconhecer nos outros o efeito das suas acções.

Ambiente físico de aprendizagem
As crianças têm um desejo natural de compreender o mundo ao seu redor e o ambiente do Colégio S. Gonçalo visa despertar essa descoberta de forma espontânea e independente através duma preparação prévia do ambiente de aprendizagem.

Os espaços serão previamente pensados e organizados em áreas temáticas e os materiais arrumados e catalogados com símbolos perceptíveis, ficando totalmente acessíveis às crianças, com vista a serem usados autonomamente.

Rotina Diária
As crianças precisam de estabilidade. Esta é conseguida através duma rotina diária que ajuda as crianças a perceberem e organizarem o seu tempo. Predefinido o desenrolar das actividades, que se repetem diariamente, as crianças automaticamente começam a sentir-se mais seguras e confiantes.

A rotina diária que adoptaremos inclui o processo de "planear-fazer-rever" implementado ao longo do dia. Esta missiva leva a que as crianças tenham um leque de opções variado, o que contribui para que o planeamento das actividades que vão executar seja do seu interesse. Quando estão a recordar, o educador reflecte sobre as escolhas e as experiências que foram feitas, desenvolvendo nas crianças confiança no seu próprio poder de decisão ao mesmo tempo que lhes reforça o sentimento de autonomia.

Visto que, para nós, os espaços exteriores são espaços considerados de grande importância, são parte integrante das rotinas diárias, realizando actividades em pequenos e grandes grupos.

Avaliação
O Método de avaliação é assente no trabalho de equipa e na interactividade.

O educador tem que ter uma postura atenta e de alerta para, regularmente, registar as actividades diárias das crianças. Estes registos favorecem a auto-reflexão do educador. Com base nesta informação é possível analisar e planear, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança, promovendo uma relação autêntica e continuada entre a escola e a família.

Partindo da premissa que a família é o principal agente educativo é dever do educador manter esta informada e incentivá-la a participar activamente no decorrer do processo educativo. Assim, o nosso projecto integra reuniões individuais com os pais das crianças de cada sala, encontros para resolver questões pontuais ou para tratar de temas específicos e a sua participação em eventos e celebrações.

A partir de todos os registos e documentação gerada, é-nos mais facilmente possível analisar o crescimento da criança.