Projecto Pedagógico

Projecto Educativo
Jardim de Infância da Murdeira
“Educar para a vida em grupo”
Ano lectivo 2011/2012

INTRODUÇÃO

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo da educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família.” Orientações Curriculares.
O jardim-de-infância proporciona o contexto adequado para continuar o processo iniciado na família e é o segundo agente de socialização da criança A socialização, a autonomia e a partilha são princípios essenciais que são transmitidos à criança através do jogo e das brincadeiras.
Tornar a criança, um ser responsável e autónomo, fá-la sentir-se não só útil como crescida aos olhos dos outros.
O presente projecto é realizado tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré – Escolar.
São definidos objectivos e actividades específicos tendo em conta a três áreas de conteúdo:
1. Área de Formação Pessoal e Social
2. Área de Expressão e Comunicação:
Esta área compreende três domínios:
- Domínio das expressões: motora, dramática, musical e plástica
- Domínio da linguagem e abordagem à escrita
- Domínio da matemática
3. Área de Conhecimento do Mundo
Depois de cada actividade ou acontecimento será realizada a sua avaliação, com o objectivo de apontar novos caminhos, o que significa que poderemos abordar outras questões pertinentes para o nosso grupo. Assim sendo uma das metas deste projecto é a participação das crianças no contexto de investigação e experimentação em grupo.

OBJECTIVOS DO PROJECTO

Gerais:
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais no respeito pela pluralidade das culturas.
- Promover a auto-estima e autoconfiança.
- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão no mundo.
- Sensibilizar os encarregados de educação para o projecto que estamos a desenvolver.
- Melhorar a coordenação entre todos os intervenientes no processo educativo da escola.
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores característicos de identidade, língua, história e cultura respectivos.

Específicos:
- Estimula o interesse pelo mundo que nos rodeia
- Aprender a respeitar o outro
- Alargar o conhecimento do mundo – realizar descobertas sobre o contexto social.
- Valorizar as suas opiniões e ideias.
- Saber respeitar os valores da sua cultura.
- Contribuir para a formação da personalidade da criança.



CARACTERIZAÇÃO DO MEIO

Corpo Docente
1 Coordenadora pedagógica
1 Educadores de infância

Corpo não docente
2 – Auxiliares de educação
1 - Auxiliar de limpeza

Horários da Instituição:
Manhã – 8.00h às 12.30h
Tarde – 14.00h às 17.30h


CARACTERIZAÇÃO DA SALA

Começa o ano lectivo e para todos os profissionais de educação começa a preparação, decoração e organização do espaço da sala de actividades por áreas de interesse bem definidas.
Área é o termo utilizado na educação pré-escolar para definir a organização e a intervenção do educador nas experiências proporcionadas às crianças.
Esta organização do espaço da sala por áreas permite uma variedade de brincadeiras que não se limitam a ser brincadeiras, pois as mesmas têm uma determinada intenção.
A sala de actividades está organizada por diferentes áreas:
·                    Área da Casinha: neste espaço temos o jogo simbólico, pois com dramatizações podem imitar e reproduzir modelos familiares, dramatizar histórias e inventar outras.
·                    Área da Biblioteca: neste espaço têm contacto com diferentes livros, observam revistas, ficheiros de imagens, “lêem” uns para os outros.
·                    Área da Expressão Plástica: podem fazer trabalhos de pintura, colagem, utilizando diferentes materiais. Podem fazer desenhos e brincar com a plasticina.
·                    Área da Garagem: podem brincar com diferentes carros e na oficina podem concertar os carros e montar diferentes peças.
·                    Área do Acolhimento: neste espaço partilham experiências, contando o que fez no fim-de-semana, marca-se as presenças, o tempo, escolhe-se a música no mapa da música, programa-se e planifica-se as actividades do dia.
·                    Área dos jogos: as mesas são destinadas aos jogos mais pequenos como puzzles, placas com picos coloridos, dominós, placas dos números, etc.
As rotinas desempenham um papel importante no momento de definir o contexto no qual as crianças se movimentam e agem.
Estas rotinas servem para organizar sequencialmente o modo como os educadores devem apoiar a criança nomeadamente nos momentos de chegada, partida, refeições, cuidados corporais e tempo de escolha livre, actividades no exterior, individuais e em grupo.
De seguida apresenta-se um quadro que expõe a rotina no jardim-de-infância e da Creche para que os pais possam entender o desenrolar do dia da criança.

DIA DO GRUPO DE 2 ANOS

8h00: Chegada à escola,
Brincar livremente nas áreas da sala;
9h00: Arrumar a sala de actividades;
9h15: Acolhimento;
Música do bom dia;
Marcar as presenças no mapa de presenças;
Marcar o tempo no mapa do tempo;
9h30: Actividade orientada;
10h00: Higiene/ Lanche;
10h30: Intervalo/ Actividades no exterior;
11h00: Actividade orientada;
Brincar nas áreas da sala de actividades;
12h00: Arrumar a sala;
Higiene;
12h30: Saída.


DIA TIPO DO GRUPO DE 3, 4 E 5 ANOS

8h00: Chegada à escola,
Brincar livremente nas áreas da sala;
9h00: Arrumar a sala de actividades;
9h15: Acolhimento;
Música do bom dia;
Marcar as presenças no mapa de presenças;
Marcar o tempo no mapa do tempo;
9h30: Actividade orientada;
10h15: Actividades no exterior;
10h30: Higiene/ Lanche
11h00: Intervalo;
11h30:Brincar nas áreas da sala de actividades;
Actividade orientada;
12h10: Arrumar a sala;
Higiene;
12h30: Saída.




CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO

A sala mista é constituída por trinta crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos sendo assim um grupo muito heterogéneo.
É de salientar que cinco destas crianças são finalistas, ou seja é o seu último ano no ensino pré-escolar pois vão fazer seis anos, cinco têm quatro anos, dez têm três anos e dez têm dois anos.
Embora as salas do jardim-de-infância e da creche sejam mistas, as crianças estão divididas por idades e realizam as actividades em diferentes momentos e espaços com a respectiva educadora.
Para as crianças que chegam pela primeira vez à escola é dado realce ao afecto e às características individuais da criança, para que possam integrar-se o melhor possível.

O PROJECTO: PRÍNCIPAIS LINHAS ORIENTADORAS

 A Escola deve apoiar-se nas experiências vividas pela criança no seio da Família e crescer gradualmente para fora da vida familiar, deve partir das actividades que a criança vivencia em casa e continua-las… É tarefa da escola aprofundar e alargar os valores da criança, previamente desenvolvidos no contexto da família”. (John Dewey, 1997)
A Escola deverá ser o local privilegiado de socialização, de instrução, de promoção do desenvolvimento das crianças e jovens.
Como forma de resposta às exigências da escola de hoje, surge o projecto educativo “Educar para a vida em grupo”, que tem como principal objectivo, em complementaridade com a família e outros grupos e instituições, procurar conhecer e respeitar as características individuais de cada criança, ajudá-la a descobrir-se a si própria e aos outros, com vista ao pleno desenvolvimento das suas potencialidades e auto realização dentro dos grupos sociais.

Metodologia e Emergência do Projecto

A metodologia do projecto implica a criança como um ser activo no processo de aprendizagem.
É a criança o investigador para a resolução dos seus problemas, desenvolvendo assim a sua inteligência e as competências
O papel do educador é o de orientador desse processo de aprendizagem, gerindo todo o grupo de crianças. Assim sendo, o educador estabelece os objectivos que pretende trabalhar, tendo de seguida que os interligar com os interesses do seu grupo.
Esta pedagogia da metodologia de projecto centra-se nas crianças e no contexto, integrando a criança na escola, na comunidade e na família, permitindo ainda, que ao longo do ano sejam vividos diversos projectos de acordo com os interesses e motivações de cada grupo de crianças.

Currículo de Desenvolvimento

O projecto pedagógico a trabalhar com este grupo tem determinados objectivos mais centrados nos 5 anos uma vez que, é um grupo de preparação para a entrada no 1º Ciclo, sendo os restantes objectivos na sua maioria aplicáveis a todas as crianças da sala.
As três Áreas de Conteúdo, das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar são o pilar em que assenta o trabalho curricular a desenvolver com este grupo e que são as seguintes:
·                    Área de Formação Pessoal e Social
·                    Área de Expressão e Comunicação, que abrange o desenvolvimento de três Domínios: (1) Domínios das Expressões, (2) Domínio da Linguagem oral e Abordagem à escrita e o (3)
Domínio da Matemática.
·                    Área Conhecimento do Mundo.


Área de Formação Pessoal e Social
Objectivos
·                    Proporcionar à criança um ambiente acolhedor.
·                    Incrementar a relação em grande grupo.
·                    Favorecer a autonomia da criança.
·                    Aumentar o número de situações em pequeno grupo.

Actividades
·                    Acolher cada criança na sua individualidade, dando-lhe a entender que é única.
·                    Escutar a criança sempre que ela solicite o adulto.
·                    Fazer trabalhos colectivos.
·                    Fazer jogos, brincadeiras ao ar livre.
·                    Permitir que arrume os trabalhos na sua capa.
·                    Fazer recados sozinha.
·                    Permitir que seja responsável pela sala no seu dia.
·                    Mostrar/partilhar os brinquedos que trazem de casa.
·                    Partilhar com o outro os materiais da sala.
·                    Mapa d tarefas.
·                    Mapa do comportamento.
·                    Ficha de avaliação das actividades semanais.


Área de Expressão e Comunicação
Expressão Motora
Objectivos
·                    Permitir e facultar à criança toda e qualquer situação de manipulação de materiais.
·                    Permitir que a criança explore o espaço interior e exterior da escola.
·                    Adquirir noções de orientação espacial.
·                    Adquirir noções de orientação temporal.
·                    Desenvolver a lateralidade.

Actividades
·                    Fazer pequenas sessões de ginástica.
·                    Fazer jogos de equilíbrio.
·                    Fazer jogos de destreza manual
·                    Promover jogos para desenvolver noções de: em cima/em baixo, por cima, por baixo, longe, perto...
·                    Fazer jogos de reconhecimento do espaço sala e extra sala.
·                    Fazer jogos contornando obstáculos.
·                    Falar sobre o que fez no fim-de-semana.
·                    Aprender a canção sobre as partes do corpo.
·                    Dizer qual é a mão direita e esquerda

Expressão Dramática
Objectivos
·                    Criar momentos de expressão gestual.
·                    Proporcionar-lhe o desempenho de diferentes papéis.
·                    Utilizar situações possíveis de serem dramatizadas (canções, provérbios, lendas e histórias).

Actividades
·                    Fazer Teatro de Fantoches.
·                    Fazer pequenas dramatizações de histórias tradicionais.
·                    Contar /dramatizar pequenas histórias.
·                    Dramatizar as histórias colectivas do Avental das Histórias.

Expressão Musical
Objectivos
·                    Levar a criança a gostar de cantar.
·                    Distinguir vários tipos de sons.
·                    Aprender canções novas.

Actividades
·                    Utilizar instrumentos simples feitos por eles para acompanharem o canto.
·                    Ouvir vários sons e nomeá-los.
·                    Ouvir as músicas que trazem de casa.
·                    Mapa da música.

Expressão Plástica
Objectivos
·                    Despertar na criança o gosto por desenho, pintura, colagem, recorte e modelagem.
·                    Desenvolver a motricidade fina.
·                    Trabalhar a coordenação olho/mão.

Actividades
·                    Fazer desenho livre.
·                    Recortar figuras de revistas.
·                    Rasgar e colar livremente.
·                    Cortar segundo uma linha recta.
·                    Cortar segundo uma linha ondulada.
·                    Fazer fichas de motricidade.
·                    Fazer trabalhos de colagem com diferentes materiais.
·                    Fazer enfiamentos.
·                    Brincar com plasticina.
·                    Pintura.
·                    Digitinta.
·                    Modelagem.

Linguagem Oral
Objectivos
·                    Levar a criança a interessar-se pelo diálogo.
·                    Incentivar a criança a brincar com as palavras.

Actividades
·                    Dialogar sobre o que faz durante o dia.
·                    Falar sobre o tempo.
·                    Falar sobre os dias da semana associando-os a algumas actividades significativas.
·                    Apresentar algumas adivinhas.
·                    Fazer rimas com o seu nome.
·                    Aprender lengas-lengas, adivinhas e pequenas poesias.
·                    Ouvir histórias fora da sala na Biblioteca da instituição.
·                    Manusear e explorar os livros da biblioteca da instituição.
·                    Inventar histórias no Avental das Histórias.

Abordagem à Escrita
Objectivos
·                    Ser capaz de reconhecer o seu nome.
·                    Ser capaz de escrever o seu nome nos trabalhos.
·                    Ser capaz de identificar as vogais.
·                    Identificar as letras do alfabeto.

Actividades
·                    Arrumar os trabalhos nas pastas.
·                    Pendurar os seus pertences no cabide.
·                    Escrever o seu nome sem ajuda.
·                    Cantar a canção das vogais.
·                    Fichas sobre as vogais.
·                    Fazer jogos com letras.
·                    Pintar o alfabeto associando a letra à imagem.
·                    Recortar rótulos das embalagens.
·                    Recortar letras de revistas.

Matemática
Objectivos
·                    Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
·                    Classificar objectos segundo um atributo (cor, tamanho, forma ou espessura).
·                    Identificar/reproduzir as principais figuras geométricas.
·                    Classificar objectos pelo seu uso.
·                    Desenvolver o conceito de número
·                    Adquirir a noção de pertença e não pertença.
·                    Adquirir a noção de conjunto vazio.

Actividades
·                    Fazer matemática com situações do dia-a-dia.
·                    Fazer fichas das diferentes figuras.
·                    Utilizar os blocos lógicos.
·                    Formar conjuntos segundo o uso dos objectos escolhidos.
·                    Aprender os números associados a quantidade incluindo o zero.
·                    Contar por ordem crescente e decrescente.
·                    Formar conjuntos para que descubra os elementos que pertencem ou não aos mesmos.
·                    Mapa de Presenças;
·                    Mapa do tempo;
·                    Relatório de Presenças;
·                    Relatório do tempo;


Área do Conhecimento do Mundo
Objectivos

·                    Transmitir a criança normas de segurança rodoviária.
·                    Transmitir à criança conhecimentos sobre o seu país.
·                    Transmitir à criança a importância de uma boa alimentação.
·                    Transmitir a criança os conceitos básicos de reciclagem.


Actividades
·                    Apresentação de imagens sobre os perigos domésticos.
·                    Trabalhos colectivos através da recolha de informação na Internet, revistas, etc.
·                    Aprender pesquisando na escola e em casa.
·                    Dialogar sobre os cuidados a ter na rua.
·                    Pintar a bandeira do seu país.
·                    Saber o seu nome e dos seus países.
·                    Saber a sua morada e localidade.
·                    Fazer pesquisa sobre a importância da roda dos alimentos.
·                    Dialogar sobre os alimentos que gosta mais e que gosta menos.
·                    Pintar os diferentes ecopontos e identificar a sua utilidade.


PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES
Setembro
  • Preparação do Ano lectivo 2011/1012
  • Integração e Reintegração das crianças
  • Definição das Regras da sala
Outubro
  • Reuniões de Pais
  • Dia Mundial do animal (4 de Outubro)
  • Dia da Alimentação
  • Cores
Novembro
  • O nosso País
  • O magusto
  • Figuras geométricas
  • Família
Dezembro
  • Natal
  • Campanha de solidariedade
  • Festa de Natal (9 de Dezembro de 2011)
Janeiro
  • Dia de Reis
  • O corpo humano
  • Reciclagem
Fevereiro
  • Meios de transporte
  • Partes da casa
  • Carnaval
Março
  • Dia do Pai
  • Vogais
  • Os cinco sentidos
Abril
  • Páscoa
  • Animais
  • Números
Maio
  • Dia da Mãe
  • Plantas
  • Experiências científicas
Junho
  • Dia Mundial da Crianças
  • Finalistas
  • Festa de Final de ano (29 de Junho de 2012)
Julho
  • Actividades de Verão em Acção

AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo que é realizado ao longo do ano e que é feito individualmente para cada criança, tendo como suporte os trabalhos realizados ao longo do mesmo e as vivências que cada um teve no espaço educativo. Serão utilizadas técnicas de observação e registos que permitirão no final avaliar com mais rigor os conhecimentos adquiridos pelas crianças.
O registo em fichas de desenvolvimento da criança, serão utilizadas como instrumento de avaliação da evolução das aprendizagens e das competências por ela adquiridas. No final do ano, esta ficha de desenvolvimento, será colocada num dossier, o qual estará ao dispor do encarregado de educação.
Do Plano Anual de Actividades será feito pela equipa pedagógica um relatório reflexivo no final do ano lectivo.

BIBLIOGRAFIA
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COSTA, J. A. (2003), Projectos Educativos Das Escolas: Um Contributo Para A Sua (Des) Construção. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n.85, pp.1319-1340.
DURKHEIM, Emile Educação e Sociologia, Ed. Melhoramentos, São Paulo, Brasil, 1972, p.40 Apontamentos de Psicologia da Educação do ano lectivo de 2002/2003.
FORMOSINHO, J. (org.) (1996), Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.
HOHMANN, Mary, POST, Jacalyn (2007), Educação De Bebés Em Infantários. Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997), Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, Núcleo de Educação Pré-escolar.
SPODEK, B. e, SARACHO, O. (1998), Ensinando Crianças de Três a Oito Ano., Porto Alegre: Editora Artmed.